NELP na Sala de Aula: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão (CONSEPE 104/2024; PIAFPPEX 001/2024)
Coordenação: Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
O projeto “NELP na Sala de Aula: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão” (CONSEPE 104/2024; PIAFPPEX 001/2024), criado em 2017 e cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEFS, em 2024, tem, por objetivo, levar à sala de aula dos cursos de Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e à sala de aula da Educação Básica resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) da UEFS, criado em 1997, sendo hoje considerado um centro de Linguística Histórica no Semiárido baiano (Lacerda, 2024). Com um banco de textos que se tornou referência no Brasil e fora do Brasil (Marquilhas e Hendrickx, 2016, p. 21) para estudo da história do português brasileiro (PB) – a Plataforma Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS) (http://www.uefs.br/cedohs/) – e diversos estudos sócio-históricos e linguísticos dessa documentação, o NELP não poderia deixar de assumir também o compromisso com a Educação, fazendo chegar, por meio de produtos diversos e de eventos de divulgação, à sala de aula essa riqueza de dados e valiosa produção, financiada, em grande parte, com recursos públicos. As pesquisas referidas, as quais vêm sendo exploradas também na interface educacional, como parte do projeto NELP na Sala de Aula, são realizadas segundo diferentes teorias e métodos da Linguística Histórica, com utilização de corpora orais e de corpora escritos, constituídos, a sua maioria, como parte do projeto “Guarda-Chuva CE-DOHS: um corpus para uma caracterização linguístico-gramatical do português brasileiro – fase colonial e fase pós-colonial”, criado em 2010, projeto de pesquisa do NELP/UEFS. Entre os resultados esperados do projeto NELP na Sala de Aula, estão a Plataforma Educacional Digital e Interativa do NELP e a Gramática da Língua Falada no Semiárido Baiano, além de jogos pedagógicos manipuláveis e jogos digitais para ensino de morfossintaxe do português, bem como de ortografia, em parceria com a rede Gramaticoteca Brasil, coordenada pela professora doutora Eloísa Pilati (UnB). O “NELP na Sala de Aula” é projeto parceiro, na Bahia, do ELiHS na Sala de Aula (projeto “Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão”), criado, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 2024, inspirado na agenda educacional do NELP.